O que vamos fazer por sua
instituição de ensino:
O IBP é um resumo da estratégia de internacionalização da instituição e serve como um roadmap para ações e projetos. Sua elaboração faz com que o foco das atividades seja direcionado, minimizando possíveis impactos negativos no processo de internacionalização.
Ele prevê desde o estabelecimento de objetivos que a IE pretende alcançar com o processo de internacionalização, a seleção de modos e formas de internacionalização particulares para a instituição, o desenvolvimento de um modelo de negócio que suporte a estratégia definida, alocação de recursos, o engajamento das pessoas-chave e, por fim, a definição de possíveis parceiros.
Atuamos no desenvolvimento de um currículo internacionalizado de um ou mais programas/cursos/disciplinas escolhidos pela instituição e/ou na elaboração de um modelo institucional de internacionalização do currículo que poderá ser replicado para todos os programas/cursos/disciplinas ofertados pela IE.
Modelagem do processo de parcerias, identificação de potenciais parceiros, qualificação de parcerias existentes, de acordo com os objetivos de internacionalização da instituição entre outras demandas relacionadas.
Modelagem do processo de Mobilidade Acadêmica discente, docente, de colaboradores e pesquisadores, compreendendo o desenho/redesenho do processo de mobilidade, identificando gargalos e estimativa de tempo. Abrange a elaboração de editais, plano de comunicação para mobilidade, processos de inscrição e seleção dos participantes, entre outras etapas.
Planejamento, organização e acompanhamento de missões acadêmicas, técnicas e empresariais.
Definição de objetivos, organização de agenda de visitas e eventos.
Desenho do Programa de Internacionalização Virtual, compreendendo todas as potencialidades que a virtualização da internacionalização pode agregar ao processo de internacionalização institucional (mobilidade, COIL, webinários, aulas espelho, portfólio online e dupla titulação, etc.)
Programas customizados de desenvolvimento da comunidade acadêmica para a internacionalização, por meio de palestras, workshops e cursos. Promovemos o desenvolvimento pedagógico para professores, o desenvolvimento de pesquisadores para projetos de pesquisa e publicações internacionais, de equipes de áreas direta ou indiretamente relacionadas ao processo de internacionalização institucional e a orientação para alunos sobre internacionalização da carreira.
Realização do diagnóstico do processo de internacionalização da instituição de ensino, identificando pontos fortes, oportunidades e potenciais gargalos.
Definição dos indicadores de desempenho a partir de ferramentas internacionais de avaliação do processo de internacionalização e plano estratégico da IES.
O QS Stars é um sistema de classificação das instituições de ensino superior que tem como objetivo avaliar as IEs nas suas principais áreas de atuação e identificar as melhores universidades em tópicos específicos, como inclusão, empregabilidade de egressos, responsabilidade social entre outros. Nós do IHub, ajudamos instituições a identificarem seus pontos fortes e oportunidades de melhoria e a se prepararem para alcançarem essa acreditação internacional. Ao receber uma classificação QS Stars, sua IE se destaca em termos de reputação e passa a ter mais credibilidade para avançar em suas ações de prospecção de parcerias internacionais.